Combate à dengue atua nos bairros Cidade Nova e 18 do Forte
Cotidiano 02/08/2012 09h53
Do dia 1º a 4 de agosto, a força-tarefa de combate a dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) atua nos bairros Cidade Nova e 18 do Forte. As equipes continuam o trabalho de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença.
Na manhã de ontem, 680 imóveis do bairro Cidade Nova já foram vistoriados pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O supervisor do combate a dengue, Elielson Lima Rodrigues afirma que até essa quinta-feira, 2, mais 600 casas da região receberão os cuidados, totalizando uma cobertura de 1.200 imóveis visitados em dois dias.
“Para manter a dengue longe é essencial fazer a prevenção dentro de casa. Dos cuidados básicos passados pelos agentes de endemias, cobrir lavanderias e reservatórios de água, manter os quintais limpos e organizados com recipientes e garrafas guardados de cabeça para baixo, furar vasos de planta para evitar acumulo de água parada são os principais”, afirma o supervisor.
A cada dia de ação, cerca de 20 agentes de endemias compõe a equipe. A secretária municipal de Saúde acrescenta que combater e prevenir a doença é um compromisso de todos. “Quando é encontrado foco do mosquito, os agentes aplicam inseticida e alertam para a necessidade de maiores cuidados. Mesmo assim, após a força-tarefa é fundamental que os moradores continuem com o trabalho diário de prevenção para garantir a saúde de toda a comunidade”, afirma.
Bairro 18 do Forte
Na sexta-feira e sábado, dias 3 e 4, o bairro 18 do Forte, receberá a força-tarefa de combate à dengue. A concentração das equipes acontecerá na praça localizada na avenida Maranhão. “Planejamos um grande mutirão para essa região para vistoriar mais 1.300 imóveis”, informa o supervisor do combate a dengue, Elielson Lima Rodrigues.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
