Católicos comemoram Dia de São José
Cotidiano 19/03/2012 16h16Por Sílvio Oliveira
Missas em agradecimento a graças alcançadas, procissão, show musical e muito louvor estão na programação de comemoração ao dia de São José, festejado, nesta segunda-feira (19), em Aracaju (SE).
Conforme Gilvado de Jesus, paroquiano e coordenador das festividades, a programação iniciou às 7h com a primeira missa do dia. Às 17h haverá uma outra celebração litúrgica e, logo após, o cortejo de fiéis partirá em procissão pelas ruas do Centro da capital. Ao finalizar a procissão, o show musical movimentará as festividades. “É um dia de agradecimento por saber que temos um pai como São José. Um exemplo de homem e temos que agradecer suas graças. É um dia de fé e agradecimento”, afirmou.
O paroquiano prometeu finalizar a programação do dia com um grande show com a banda Som e Paz, programado para acontecer a partir das 19h30. Um palco foi montado em frente à igreja e um mini-trio irá farão a animação da quermesse.
Centenas de devotos do santo e fiéis passaram pela igreja durante todo o dia. Entre elas, o devoto José Rubens, professor, que foi até a paróquia rezar para o santo e agradecer com a entrega do tradicional “saquinho de São José”, um pequeno saco de pano que contém uma frase de otimismo e uma oração. “Passei a ser devoto de São José, primeiro, por meu nome, e por ele ser justo, honesto, por sua posição dentro da família cristã e pela benção que ele teve por ter sonhado e revelado o sonho de ser pai de Jesus”, comentou.
Gisélia Souza Santos, também devota do santo, disse que casado há 46 anos na igreja e a partir dali criou um laço de amizade com São José. “Tudo que eu peço, ele me concede. Hoje é um dia de graça. Rezo e trabalho. Faz 10 dias que estamos preparando toda essa festa”, afirmou.
Superstição
A crença popular diz que no dia de São José, além de preces, não poderá faltar chuva, principalmente na zona rural. O sinal de chuva é um indicativo para o sertanejo de que terá uma boa safra durante o ano e uma boa colheita de milho no período junino. Quando neste dia não chove, será sinal de que o ano não será de fartura.
Givaldo de Jesus disse que as crendices devem ser consideradas em segundo plano, pois, segundo ele, o mais importante é acreditar na fé e agradecer ao bom São José por este dia.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

