Catadores de laranja recebem qualificação profissional em Boquim
Cotidiano 14/03/2012 09h51
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social iniciou nesta terça-feira, 13, no município de Boquim, os cursos de qualificação profissional promovidos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Regional Sergipe (Senar/SE) para os beneficiários do programa de transferência de renda e geração de cidadania Mão Amiga.
Em Boquim, onde há 343 beneficiários, serão ofertadas quatro turmas de informática, seis de cerqueiro, quatro de agricultura geral e mais quatro de aplicação de agrotóxicos.
A aluna do curso de aplicação de agrotóxicos, Joseane dos Santos revelou suas expectativas sobre as aulas. “Já participo do Mão Amiga há dois anos e sempre fiz os cursos de capacitação com muito prazer. Agora pretendo aprender bastante sobre o perigo dos venenos que são colocados nas plantas”.
Para o aluno de agricultura geral, Elias dos Santos, o curso será muito proveitoso. “Trabalho com a laranja desde os meus 10 anos de idade, mas nunca tive muito contato com os estudos sobre agricultura. Acho muito importante receber esse conhecimento”.
A técnica do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Auta Arnaldo, ressaltou a relevância das aulas. “Além das aulas teóricas, os alunos receberão ensinamentos práticos sobre a agricultura geral e sobre aplicação de agrotóxicos. Ao final das aulas, todos receberão o certificado de conclusão do Sistema S”.
A secretária de Inclusão Social de Boquim, Simone Maia, parabenizou os alunos. “Ficamos muito felizes em perceber que os trabalhadores rurais de Boquim estão se desenvolvendo, procurando crescer na vida e adquirindo novos conhecimentos”.
Por decisão do Conselho Gestor do programa, a Secretaria de Estado do Trabalho não será mais a única responsável pelas capacitações, como acontecia nos anos anteriores. A partir de agora, os beneficiários que são analfabetos serão inseridos no Sergipe Alfabetizado e as empresas do Sistema S também farão capacitações.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
