Casos de dengue em Aracaju tiveram queda de 88%
Cotidiano 24/01/2013 14h30Do início de janeiro até esta quarta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou apenas 33 casos de dengue notificados, contra 271 no mesmo período do ano passado. A redução representa um queda de 88%.
Outro dado positivo é que Aracaju está com risco médio para infestação da doença, com uma queda de 29,4% entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2012. No comparativo, de outubro de 2012 a janeiro de 2013 a queda foi de 14,3%. Os números são da coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da SMS, Taíse Cavalcante.
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) mostrou que Aracaju ficou no risco médio - 1,2 - e nenhum bairro foi classificado com alto risco ou epidemia. O critério do LIRAa para avaliação dos valores do Índice de Infestação Predial (IIP) é o seguinte: de 0% a 0,9% - baixo; de 1% a 3,9% - médio; e maior que 4% - alerta.
Apesar dos percentuais satisfatórios, a secretária de Saúde, Goretti Reis, alerta para a necessidade do trabalho continuado por parte da SMS e, principalmente, da ajuda da população. Isso porque o IIP em Aracaju mostrou a importância para a prevenção.
O maior índice foi encontrado em entulhos e resíduos sólidos. Enquanto em outubro do ano passado o percentual era de 0,9%, em janeiro subiu para 5,4%, um aumento de 500%, seguido de lavanderias nas residências - 78,6%. Outro dado preocupante é referente aos depósitos domiciliares, como vasos de pratos de plantas, ralos, lajes e sanitários em desuso - 15,2%.
Entre os bairros de Aracaju não foi detectado nenhum local com alto risco de infestação, mas a Cidade Nova requer cuidados, pois o IIP chegou a 3,1%, este mês. No bairro Santa Maria foram encontrados dois índices: englobando o bairro 17 de Março, o índice foi de 0,6%; na outra parte do bairro, 2,4%. O Inácio Barbosa saiu de 0,2%, em outubro de 2012, para 1,5% em janeiro deste ano.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
