Câmara de Vereadores lembra Dia Nacional do Médico
Sessão especial levantou desafios e dificuldades da profissão hoje Cotidiano 16/10/2012 19h30Por Sílvio Oliveira
A Câmara de Vereadores de Aracaju realizou sessão especial nesta terça-feira (16) para lembrar o Dia Nacional do Médico (16/10). Líderes sindicais e representantes das entidades de classe tiveram voz no plenário e, além de destacar o dia de hoje, falaram sobre a história da profissão, o médico no serviço público, a falta de profissionais, a carreira, necessidades e importância do trabalho.
O vereador Emerson Ferreira (PT), que também é médico, presidiu a mesa do evento e abordou o tema “Trabalho Médico”. O discurso do proponente da sessão especial girou em torno, principalmente, do médico na Rede Pública de Saúde, o ensino de medicina e as residências. “O serviço público tem que contemplar esses profissionais de modo que seja atraente e ainda mais em um emprego único”, frisou.
Quando utilizou a tribuna, o presidente do Sindicato dos Médicos, João Augusto (foto abaixo) questionou sobre a mudança de concepção da atividade médica no país e mostrou que o maior ganho nesse Dia do Médico é a própria consciência da realidade em que vivem os médicos. “O que temos que comemorar é a mudança de concepção do médico para com a sua realidade. Ele estava alheio a essa realidade. O que estamos percebendo é que ele passa a lutar para que seu trabalho tenha valor”, disse.
João Augusto observou que a falta de médicos em determinados setores faz com que se perceba o quanto a profissão é importante. Mas questionou o porquê de sobrarem vagas em concursos públicos por todo o país.
Ele também explanou sobre a realidade de salários entre generalistas e especialistas e discutiu a necessidade dos governantes em harmonizar essa disparidade. “Será que a sociedade quer a rede de assistência à saúde pública? Não, ela não quer. Ela não tem outra opção. Será que os governantes querem uma rede pública para todos? Não, para uma parcela que todos já sabem”, questionou.
Também participaram da sessão os médicos Petrônio Andrade (Somese), Júlio Seabra (CRM), Paulo Amado, além de médicos presidentes de órgãos e hospitais públicos.
Fotos: Adriana Menezes

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

