Banco de Leite Marly Sarney opera com baixo estoque
Cotidiano 10/09/2012 17h26Por Adriana Meneses
O Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Marly Sarney, em Aracaju, está precisando com urgência de doadoras de leite materno. De acordo com a direção da unidade, o estoque está em baixa e não consegue suprir as necessidades diárias solicitadas pelas maternidades públicas e particulares do Estado.
De acordo com a enfermeira Patrícia Farias, no mês de agosto, o Banco de Leite recebeu aproximadamente 106 litros de leite humano, quantidade considerada pequena para atender às necessidades de todos recém-nascidos que precisam do produto. Atualmente, o Banco de Leite tem cadastradas 13 doadoras, sendo que quatro fazem a doação do leite materno de forma fixa, ou seja, doam sempre e abundantemente, e nove doadoras "de alívio", ou seja, que doam esporadicamente.
Ainda de acordo com Patrícia, para atender à demanda sem causar danos aos assistidos seriam necessárias 30 doadoras fixas, e para manter um estoque considerado ideal, 300 litros de leite humano teriam que ser doados por mês. “Hoje, a prioridade é distribuir o leite que chega ao banco para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o que não impede que bebês de outras maternidades sejam beneficiados, desde que a mãe apresente uma solicitação e prescrição de autoridade médica. Por isso precisamos de doações de forma urgente”, afirmou
A mãe que deseja ser doadora deve ir com o bebê até o Banco de Leite, para que profissionais especializados possam acompanhar a amamentação da criança, onde será observado se realmente há excesso ou não do líquido. Caso seja confirmado o excesso, a parturiente será cadastrada e receberá todas as instruções para coletar o leite de forma correta. “Quando a mãe passa no processo de avaliação oferecemos toda estrutura para a doadora, que acontece desde a retirada do leite de forma correta, até acondicionamento ideal do líquido em vasos de vidro totalmente esterilizado”, disse Patrícia Farias.
A enfermeira informa que não existem restrições de idade e peso para ser doadora. A parturiente apenas não poderá ser fumante, consumir bebidas alcoólicas, fazer uso de medicamente medicamento que interfira na amamentação ou portar alguma doença infecto-contagiosa. Para as mães interessadas em ser uma doadora o Banco de Leite Humano Marly Sarney fica localizado na Rua Recife, s/n, anexo a Maternidade Hildete Falcão Baptista, bairro José Conrado de Araújo, Aracaju/SE. A unidade funciona de segunda à sexta, exceto sábado, domingo e feriado, das 7h às 18h.
Foto: divulgação

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
