Banco de Leite Marly Sarney necessita de doadoras
Unidade diplomou cinco doadoras que mais contribuíram com leite materno Cotidiano 18/05/2012 16h10Por Sílvio Oliveira
O Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Marly Sarney, sediado em Aracaju (SE), está precisando de doadoras de leite materno. Apenas seis parturientes são cadastradas na unidade e quatro estão efetivamente doando. Na maternidade, são 23 doadoras cadastradas, considerado pelos diretores um número muito baixo para suprir a demanda de leite materno nas unidades de saúde particulares e públicas do Estado.
A diretora do Banco de Leite, Hélia Karla Agapito (foto2) destaca que o registro de seis doadoras na unidade é um número muito aquém do que a realidade demanda, já que o grande consumidor de leite materno é a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, porém o Banco fornece para todas as maternidades do Estado, gratuitamente, inclusive, para as maternidades particulares. “Seria necessário 30 mulheres cadastradas, no mínimo”, aponta.
A parturiente que quiser ser doadora deverá ir com o bebê até o Banco de Leite, em horário comercial, de segunda à sexta-feira e registrar a vontade de ser doadora. Os profissionais irão acompanhar a amamentação do bebê e observarão se realmente há excesso ou não do líquido. Caso seja confirmado o excesso, a futura doadora é registrada e receberá todo o acompanhamento do Centro de Referência.
“Ela é avaliada se há excesso ou não de leite. Se houver, basta apresentar o pré-natal, se foi acompanhada na rede privada, ou a carteira de gestante, se foi acompanhada na rede pública”, completa Hélia Agapito (foto2), informando que a doadora aprenderá a retirar e acondiciona o leite corretamente.
Não há restrições de idade e peso para ser doadora. Apenas não poderá ser fumante de mais de 10 cigarros por dia, ser usuária de algum medicamento que interfira na amamentação ou portar alguma doença infecto-contagiosa.
Diploma de doadora
Para chamar atenção da sociedade quanto à doação é importante e homenagear as doadoras que mais contribuíram com o Banco de Leite em 2011, na manhã desta sexta-feira (18), cinco doadoras foram diplomadas.
A primeira colocada doou, de agosto a dezembro, cerca de 143 litros de leite, o que corresponde um total correspondente para alimentar uma média de 50 crianças, já que o pré-maturo começa a se alimentar com um mililitro de leite podendo chegar até 30 mililitros por dia.
A diplomação também fez parte das comemorações ao Dia Mundial do Doador de Leite Materno, comemorado neste sábado (19).
Banco de Leite Humano Marly Sarney
Endereço: rua Recife. s/n, anexo a Maternidade Hildete Falcão Baptista, bairro José Conrado de Araújo, Aracaju-SE
Funcionamento: 7h às 18h de segunda à sexta, exceto sábado, domingo e feriado.
E-mail: blhumano.mhfb@saude.se.gov.br
Foto: Secretaria Estadual de Saúde

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


