Bairro Jardim Centenário recebe mutirão de combate ao Aedes
As equipes se dividem no trabalho de orientação, identificação e eliminação do mosquito Cotidiano 05/12/2020 14h04"A escolha desse bairro, assim como em todas as localidades que definimos em nosso cronograma semanal, é feita a partir dos índices de infestação do mosquito apontados no LIRAa. Aqui no Jardim Centenário, bem como nos bairros de seu entorno, a exemplo do Bugio e Olaria, temos um índice próximo de 2%, o que nos dá o alerta para a intensificação das ações de combate", explicou o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana.
Na ação de cada mutirão, as equipes se dividem no trabalho de orientação, identificação e eliminação do mosquito, através dos serviços de educação, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade.
Jeferson ressalta que, mesmo a Prefeitura realizando intensificadamente esse trabalho de combate ao Aedes aegypti, sem o apoio e a contribuição da população, o trabalho não tem o mesmo efeito, visto que mais de 80% dos criadouros e focos do mosquito são encontrados nas residências.
“O primeiro combate ao Aedes aegypti, deve ser sempre realizado dentro de casa, porque é lá onde a maioria dos focos estão sendo encontrados. Por isso é importante essa participação da população, pois é desse jeito que a gente combate o mosquito, com a colaboração de todos”, salientou o gerente.
Cronograma semanal
Além do mutirão deste sábado, a partir da próxima semana um novo cronograma se inicia. Os bairros com maiores índices de infestação recebem a aplicação de UBV (Fumacê costal) e já na segunda-feira, 7, a aplicação do fumacê acontecerá no bairro Palestina.
Já na quarta-feira (9), os agentes aplicarão o fumacê no bairro Santa Maria e na quinta-feira, 10, estarão no Santo Antonio. O mutirão que será realizado no dia 12, sábado, acontecerá no bairro São José.
Fonte: SMS


