Avosos faz mais de 120 mil atendimentos em 2011
Relatório foi divulgado no Dia Mundial de Combate ao Câncer Cotidiano 09/04/2012 15h18Da Redação
A Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) apresentou o relatório de atividades realizadas em 2011 no último domingo (08), em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. Foram realizados mais de 120 mil atendimentos gratuitos às crianças e adolescentes assistidos pela entidade.
Entre os serviços e benefícios socioassistenciais gratuitos disponibilizados pela Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer/Avosos, foram oferecidos transporte para as crianças e adolescentes e seus acompanhantes, hospedagem e apoio necessário para melhoria da qualidade de vida durante o tratamento. Foram contabilizados mais de 23 mil hospedagens, mais de 25 mil passagens, cerca de 2.500 cestas básicas, mais de 2.700 suplementos alimentares e complementos vitamínicos, mais de 38 mil refeições, 63 óculos fornecidos, doação de oito órteses, entre outros benefícios.
Prestes a completar 25 anos como instituição constituída legalmente, a Avosos obteve esses resultados através dos serviços e benefícios socioassistenciais. Atualmente, existem na instituição mais de 1.200 cadastros de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e, destes, mais de 400 são ativos.
Outro auxílio fundamental para que se garanta o desenvolvimento do assistido no que se refere ao tratamento e acompanhamento da doença, são os atendimentos da equipe multidisciplinar da instituição, trabalhando de forma integrada para atingir mais resultados positivos.
Foram realizados mais de 650 atendimentos psicológicos e cerca de 1.400 nutricionais, 1.618 atendimentos pedagógicos e psicopedagógicos, além de 7.306 em oficinas, mais de 3.400 atendimentos odontológicos, 8.922 atendimentos no serviço social e 1.011 no setor de fisioterapia. Já no Serviço de Oncohematologia Pediátrica (SOHEP/AVOSOS), disponibilizado gratuitamente para as crianças e adolescentes com câncer e com suspeita da doença, foram realizadas mais de 700 consultas médicas oncohematológicas, 49 mielogramas, 14 procedimentos cirúrgicos, mais de 220 aplicações de quimioterapia, cerca de 4.500 exames laboratoriais e especializados e mais de 4.600 medicamentos complementares.
Para o gerente geral da Avosos, Wilson Melo, esses resultados demonstram o compromisso da instituição perante a sociedade na prestação de serviços em busca de qualidade de vida de seus assistidos. ˝Esses resultados são a prova do trabalho sério e comprometido que vem sendo feito ao longo desses 25 anos. A instituição tem conseguido, graças ao apoio que recebe, prestar uma assistência digna às crianças e adolescentes ̋, explica o gerente.
Ao longo desses anos, a Avosos conquistou muitas vitórias graças a doações e apoio da sociedade e empresas parceiras. A sede própria, o voluntariado e a equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas, que acompanham e auxiliam no tratamento dos assistidos, são peças fundamentais desta história.
A instituição se mantém através de doações da sociedade e de empresas parceiras, através de campanhas, projetos e eventos, da renda gerada com os atendimentos ambulatoriais dos pacientes adultos no Centro de Oncologia e com a venda de produtos, no bazar permanente, adquiridos por doações e confeccionados na própria entidade.
São 25 anos de trabalho, dedicação e vitórias. Os números mostram o resultado de luta desses anos na busca de um único objetivo: salvar vidas. ˝A trajetória é longa e nós já percorremos um bom caminho, mas ainda temos muita estrada pela frente. Ainda há muito que pode ser feito no combate ao câncer infantojuvenil˝, comentou Wilson.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
