Avosos completa 25 anos com dois grandes eventos
Cotidiano 17/07/2012 18h50

Por Adriana Meneses

Com o tema  ̋25 anos: como um filme em nossas vidas", a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), que oferece apoio a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas,  comemora no próximo dia 24, 25 anos de fundação, e vai promover dois grandes eventos alusivos à data tão especial.  

O primeiro evento será o V Workshop de Combate ao Câncer Infantojuvenil que será realizado nos dias 19 e 20 (quinta e sexta) de julho, no Hotel Radisson, onde vão se reunir  voluntários, estudantes e profissionais ligados à área oncológica. Já no dia 24, acontecerá a grande comemoração com homenagens e atrações artísticas apresentadas por voluntários e assistidos pela instituição.

De acordo com a assessora de comunicação da Avosos, Marcela Matos, a solenidade de aniversário vai contar com a participação do Coral Cantavosos, o grupo de dança e o coral infantil, ambos compostos por pacientes da Casa Tia Ruth/Avosos. Além disso, haverá a apresentação musical solo dos assistidos Amanda Rezende e Ítalo Rodrigues e participação especial de Lucas Aribé. A festa vai acontecer a partir das 18h30, no Espaço Multieventos da própria entidade.

Conhecendo a Avosos

A Avosos atualmente assiste a 410 crianças e adolescentes ajudando-os esses pacientes para que não deixem de realizar o tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas. Durante o tratamento os pacientes recebem, gratuitamente, hospedagens, passagens, cestas básicas, medicamentos complementares ao tratamento, entre outros benefícios. Além disso, todo assistido é acompanhado por uma equipe multidisciplinar da entidade que vai desde a assistência social, atendimento nutricional, fisioterápico, odontológico, psicológico, pedagógico e psicopedagógico.  

Para ser um dos assistidos pela Avosos, o cadastro é feito pelos próprios Centros Especializados após o diagnóstico ou através de casos suspeitos da doença quando encaminhados para o Serviço em Oncohematologia Pediátrica (SOHEP) administrado pela Avosos.

Projetos desenvolvidos

- Serviço Social: Desenvolve o projeto de Apoio ao Tratamento Hospitalar onde fornece todo o apoio para o assistido e acompanhante;

- Nutrição com o projeto Nutrindo a Vida onde fornece complementos e suplementos alimentares para a melhoria do estado nutricional do paciente;

- Psicologia com o Projeto Aconchego visando dar o suporte ao paciente e seus familiares no enfrentamento da doença.

- Odontologia com o Saúde Bucal com o objetivo de tratar clinicamente os pacientes e ajudar a ter uma eficiente higiene bucal.

- Pedagogia com o Colorindo a Vida onde fornece o apoio pedagógico aos pacientes através de oficinas e atividades.

- Fisioterapia trabalhando a parte motora dos pacientes após avaliação do profissional.


Como ser um voluntário colaborar com a Avosos?

Segundo Marcela Matos, a melhor maneira de se tornar um voluntário é primeiramente conhecendo pessoalmente o trabalho da instituição, à rua Leonel Curvelo, 55. Bairro Suissa, e depois tornando-se um dos voluntários, inclusive fazendo doação de gêneros alimentícios.

Mais informações através dos telefones 3212 4702/ 3212 4717.

 

Foto: voluntários da Avosos

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos