Aulas do Sergipe Alfabetizado iniciam na próxima segunda-feira, 19
Cotidiano 15/03/2012 06h41
Já está tudo pronto para o início das aulas do Programa Sergipe Alfabetizado, que será realizada na próxima segunda-feira, 19. Cerca de 30 mil jovens, adultos e idosos de todo o estado participarão do módulo 2011/2012 do programa, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Eles serão beneficiados com o processo de aquisição da leitura e da escrita.
De acordo com o diretor do Sergipe Alfabetizado, José Genivaldo Martirez, desta vez a Seed fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), por intermédio do Programa Mão Amiga. "Através dessa parceria, os 1.484 trabalhadores da cana-de-açúcar e da laranja, identificados na condição de não alfabetizados, participarão das classes do Programa Sergipe Alfabetizado, com material pedagógico específico", explicou.
A solenidade da aula inaugural desses trabalhadores será realizada no dia 3 de abril, às 9h, no auditório Atalaia, do CIC, com a participação de 500 alfabetizandos dos municípios atendidos pelo Programa Mão Amiga.
Sergipe Alfabetizado
Desde que foi instituído em Sergipe, o programa já alfabetizou mais de 170 mil pessoas acima dos 15 anos. O Sergipe Alfabetizado está em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e tem como meta iniciar o processo de alfabetização de jovens e adultos para erradicar o analfabetismo no Brasil.
No módulo 2010/2011(dezembro de 2010 a junho de 2011), o processo de alfabetização foi iniciado com 40.000 alunos cadastrados. Concluíram o curso 33.704 pessoas. Deste total, 21.085 alfabetizandos foram considerados aptos a continuar os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). De 2007 a 2011 já foram alfabetizadas mais de 130 mil pessoas acima de 15 anos.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
