Artista visual sergipana é contemplada em edital nacional da Funarte
Projeto de oficina de grafite para iniciantes foi idealizado pela artista Buga Cotidiano 12/12/2020 08h00 - Atualizado em 16/12/2020 08h28A artista visual e grafiteira Juliana Vila Nova (Buga) foi uma das três contempladas no edital nacional Arte em Toda Parte da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), uma ação da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.
O projeto de oficina consiste numa série de cinco videoaulas que têm como foco a prática do grafite para iniciantes. Os projetos de oficinas contemplados no edital “Arte em toda parte” estimulam práticas e o pensamento direcionados a artes visuais e possuem caráter técnico.
Foram gravadas em vídeos para difusão em diversas plataformas digitais e serão disponibilizadas gratuitamente pela Funarte, em site a ser indicado, e nas redes sociais da instituição.
A idealização do projeto (Oficina de grafite para iniciantes) é da artista visual Juliana Vila Nova, graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe, e recém aprovada no programa de pós-graduação em culturas populares pela mesma institução (PPGCULT/UFS).
A produção da série de videoaulas, realizada pela Memorabilia Filmes, foi desenvolvida em parceria com Aquiles Castro (Câmera) e Eudaldo Monção Jr. (Edição) e resultou num webdocumentário derivado das videoaulas, intitulado A Mulher no Grafite, que foi lançado este ano no youtube (https://youtu.be/HtNTqUirIQA).
Juliana se prepara para uma nova produção audiovisual, um documentário de 30 minutos que abordará a representação feminina no grafite em Sergipe. Uma proposta aprovada no edital da FUNCAP pela Lei Aldir Blanc, será realizada também em parceria com a Memorabilia Filmes e terá seu lançamento previsto em junho de 2021.
Fonte: Assessoria de Comunicação





