Aracaju tem 1ª Consocial
Cotidiano 09/03/2012 15h56A Secretaria Municipal de Controle Interno realizou na manhã desta sexta-feira, 9, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Interno, no Hotel Mercure. O evento, voltado para a sociedade civil, poder público e conselhos municipais, teve como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
Representando o prefeito Edvaldo Nogueira no ato, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, citou os avanços que o Brasil vem registrando no campo da democracia e do controle social na gestão pública, enfatizando a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira de tornar cada vez mais transparente a sua administração.
"Em todas as áreas das políticas públicas e da gestão, o prefeito Edvaldo Nogueira tem aberto espaço para a participação popular. Hoje, Aracaju é quarta capital do país com mecanismos eletrônicos de transparência acessível ao controle social", disse Bosco Rolemberg. Ele lembrou os meios esporádicos utilizados no passado para garantir a participação popular, como por exemplo as plenárias realizadas nas comunidades e as audiências públicas.
"Vivemos hoje um novo tempo: distribuimos renda, temos liberdade política e neste ambiente democrático estamos construindo um modelo de gestão participativa", disse Bosco Rolemberg, salientando que os debates da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Interno garantem o exercício da cidadania.
A secretária Municipal de Controle Interno e presidente da conferência, Wilza Cláudia, falou da importância da conferência como meio de assegurar a participação popular na gestão administrativa e destacou o apoio dado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para a realização do evento, idealizado pela Controladoria Geral da União.
O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, João Augusto Bandeira de Melo, presente ao evento disse que o controle social é motivado pelos tempos modernos. "Permitir a participação popular na gestão e dar poder à sociedade de entender os meandros da administração pública", reforçou o procurador.
Eixos
A conferência discutiu, em trabalhos de grupo, quatro eixos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Também participaram da solenidade de abertura a deputada estadual Ana Lúcia, o superintendente da SMTT, Antônio Samarone e o Subsecretário de Movimentos Sociais e Sindicais, Chico Buchinho.
Fonte: PMA

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
