Aracaju apresenta bons resultados do PSE para municípios sergipanos
Cotidiano 17/09/2012 10h37
Durante o II Encontro dos Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) do Programa Saúde na Escola (PSE) do Estado de Sergipe, os municípios de Aracaju, Laranjeiras e Itabaiana apresentaram as experiências avaliadas como exitosas do PSE. O evento aconteceu no último dia 14 de setembro, no auditório no auditório de hotel localizado no bairro Atalaia.
Pela consolidação do programa, a capital sergipana foi destaque no encontro. Em Aracaju, as equipes de Saúde da Família realizam ações de promoção em saúde e de prevenção de doenças em 85 escolas públicas na rede estadual e municipal de ensino, beneficiando aproximadamente 43 mil estudantes.
A referencia técnica do PSE Agda Oliveira destacou o trabalho estratégico desenvolvido por equipes da saúde no cotidiano e rotinas das escolas. “A cada encontro, as equipes do PSE fazem avaliações clínica, em nutrição, saúde bucal, oftalmologia, parasitoses. O grupo também promove rodas de conversa e atividade lúdicas de educação em saúde. Do diagnóstico dentro das escolas, os profissionais encaminham, caso necessário, os jovens, adolescentes e crianças às unidades de saúde”, disse.
Agda Oliveira acrescentou que o eixo temático dos hábitos saudáveis são foco das ações nas escolas como a cultura de paz, prevenção e combate a drogas e uso de preservativo para proteção contra DSTs e Aids e garantia do sexo seguro.
Presente em 80% de Sergipe
A consultora técnica do Ministério da Saúde (MS) e apoiadora do PSE no Estado de Sergipe, Denise Bueno, destaca que hoje o programa tem 80% de adesão estadual. “Dos 75 municípios sergipanos, 66 já aderiram ao PSE. E Aracaju segue na frente, liderando, com um trabalho de qualidade e compromisso das equipes de saúde e da educação”, disse.
Para a consultora do Ministério da Educação (MEC) Márcia Vieira, o PSE vem conseguindo atingir metas importantes como manter a juventude longe das drogas, enfrentar as violências e sensibilizar para cuidados em saúde. “O desafio agora é aprimorar os aspectos de gestão, avaliação e monitoramento, avançando na prestação de contas e na mobilização de mais profissionais”.
Parcerias
Agda Oliveira acrescentou que o êxito do PSE em Aracaju vem do resultado da parceria entre a saúde municipal e as instituições de ensino público e privado. Nessa parceria, segundo a técnica, a Saúde conta com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), Universidades Federal de Sergipe (USF), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Estácio de Sergipe (FASE). Da SMS, o PSE ainda conta com o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (NUPEVA), Projeto Curta SUS, Núcleo de Nutrição, Programa Academia da Cidade, Núcleo de Projetos Inovadores (NUPRIN) e a Rede de Atenção Básica.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
