Antiga Alfândega se transforma em Centro Cultural
Cotidiano 22/08/2012 13h00Nos últimos anos Aracaju tem se destacado pela celebração das manifestações artísticas locais e pelo respeito à diversidade cultural. A cultura popular tem ganhado cada vez mais espaço e a valorização dos grupos e dos profissionais da área tem gerado uma cadeia produtiva que ganha desde o prestígio local, até o reconhecimento no cenário nacional.
Graças às políticas públicas de cultura da Prefeitura de Aracaju é possível perceber essa nova fase do cenário cultural aracajuano. Um desses investimentos realizado pela administração municipal é a revitalização do antigo prédio da Alfândega, localizado na praça General Valadão, Centro da cidade. A reforma, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), pretende transformar o antigo prédio da Alfândega em um novo Centro Cultural.
Restauração
Orçada em R$ 2,8 milhões, a restauração preservará os locais onde existam resíduos da pintura inicial. O projeto também contempla a revitalização total da estrutura física do local, que utilizará os velhos compartimentos em novos espaços destinados a apresentações culturais e de obras de artes.
O novo Centro Cultural contará com salas de cinema, teatro, cybercafé, cafeteria, salas de exposição permanente e temporária, livraria, oficina educativa, salas de montagem, som e edição audiovisual. O projeto faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social e está sendo realizado de acordo com a legislação brasileira de valorização patrimonial e cultural.
Trabalho
Essa semana cerca de 40 profissionais de Emurb estão trabalhando na obra. O cronograma de trabalho segue adiantado e a previsão é de que o novo Centro Cultural seja entregue à população em breve. Já foram finalizadas a limpeza do roda-teto e a substituição dos rebocos condenados. Estão sendo concluídos os acabamentos dos detalhes de fachada da área externa e a preparação para o nivelamento e reintegração cromática.
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, pela localização geográfica do novo Centro Cultural, a população aracajuana frequentará o local com mais facilidade. "Com a reforma temos a certeza de garantir ao aracajuano e aos visitantes mais um pólo impulsionador da cultura e das artes. Por ficar na área central da cidade mesmo quem mora nos bairros mais afastados da cidade poderá visitar o local e apreciar a beleza cultural da nossa terra", garante o engenheiro.
História
Considerado um dos prédios mais antigos da cidade, a Alfândega foi construída na segunda metade do século XIX. Depois de alguns anos, já na metade do século XX, o prédio passou a ser a Receita Federal, sendo desativada no final do mesmo século. Em 2003, o Governo do Estado tombou através do decreto lei nº 21.765, sendo o edifício transferido da União para a Prefeitura dois anos depois.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
