Agentes penitenciários temem mudança de carga horária
Cotidiano 27/04/2012 09h08Por Márcio Rocha
A nova temeridade dos agentes penitenciários de Sergipe, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen), Iran Alves, é a mudança de carga horária para a escala de 12 horas de trabalho por 36 de descanso. A atual escala de 24/72, segundo Iran será modificada para prejudicar o trabalhador.
A escala atual contempla turnos diretos de um dia por dois de descanso, o que minimiza os riscos de exposição dos agentes aos riscos de trabalho com os presos e os mantém mais tempo afastados das penitenciárias. Com a modificação, os agentes trabalharão na mesma proporcionalidade, mas com frequência maior.
“A mudança na escala provocará uma perda salarial direta para os agentes penitenciários. Já que nós pagamos para ir trabalhar nos presídios do interior do estado, quem lá está, vai ser diretamente prejudicado com essa mudança de escala. Além disso, ficaremos mais expostos a riscos diante dos presos, que ultimamente só querem se rebelar e agir contra os trabalhadores”, disse Iran Alves.
O presidente afirmou ao F5 News que o projeto de modificação da carga horária estava na Assembleia Legislativa, o que não foi confirmado pela redação. De acordo com um parlamentar, o projeto não foi enviado. O que pode acontecer é uma decisão administrativa que faça a modificação. Entretanto, para validar, somente com aprovação de projeto.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
