Adolescentes se rebelam e fogem da Usip
Para discutir melhorias, agentes penitenciários realizarão assembleia
Cotidiano 26/11/2012 19h57

Por Míriam Donald

Uma rebelião tomou conta de três alas da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip), em Aracaju, onde até o momento foi constatada a fuga de três adolescentes. Porém, um dos agentes socioeducativos da unidade estima que no mínimo dez adolescentes infratores tenham fugido.

Iniciada às 8h desta segunda-feira (26) e contida por volta das 9h30, a revolta se deu por motivo de insatisfação dos jovens com relação à má alimentação. Eles alegam receber comida estragada e reclamam também da superlotação e da ausência de salas de aula no espaço.

Segundo o agente socioeducativo Fábio Wesley, os jovens estão vivendo uma condição de penitenciária e não de ressocialização. “Hoje não se pode esperar muita coisa dos adolescentes serem ressocializados pelo fato de que a ressocialização no Estado de Sergipe é precária, de péssima qualidade e sem investimento”, diz.

Ainda de acordo com o agente, quem paga por isso é a sociedade sergipana e principalmente os pais desses adolescentes que têm a esperança que eles mudem, que passem a ter gosto pelos estudos e não prejudiquem o próprio desenvolvimento. “Eles podem ser possíveis marginais na fase adulta porque não foram ressocializados na fase que em que deveriam ser. Então, onde está sendo implantado o dinheiro das medidas socioeducativas? Adolescente é coisa séria. O confronto com os agentes de segurança será comum se não houver investimentos”, observa Fábio.

Assembleia

Para discutir melhores condições de trabalho, entre outras reivindicações da categoria, o Sindicato dos Agentes de Segurança  realizará assembleia nesta terça-feira, às 15h, no Cenam.

O agente Wesley afirma que a gratificação especial da categoria foi retirada e, por conta disso, a hipótese é que haja paralisação das atividades porque teria sido descumprido um acordo com o Ministério Público Estadual (MPE). “O que se vê é o anseio da classe em paralisar as atividades até que o Governo se sensibilize e devolva a gratificação dos agentes de segurança”.

Wesley informou também que o salário é o mínimo e a gratificação chega ao valor de mais dois salários mínimos. “Eles congelaram nossa gratificação de forma ilegal, pois temos uma lei para isso e eles aplicaram uma lei do Estado que não nada a ver com o nosso regimento”, explica, afirmando que o prejuízo chega a R$ 910 por mês por agente.

A Usip abriga hoje 66 adolescentes, embora a capacidade seja para 45. Assim, o agente defende que, além dos investimentos, seja disponibilizada uma outra unidade.  

Segundo Wesley, a Fundação Renascer, que realiza trabalho social com os adolescentes infratores, está há mais de dois anos com o projeto de uma nova unidade, sem o respaldo para que saia do papel. "Se esses adolescentes não forem ressocializados se tornarão marginais e 90% deles, nessas condições, acabam virando", prevê. 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos