Abertura da campanha de vacinação contra poliomielite será em Socorro
Cotidiano 13/06/2012 14h12
Manter o vírus da paralisia infantil longe das crianças. É com esse objetivo que no próximo sábado, 16, terá início a 33ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite em 850 Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado. A abertura da campanha será na Unidade de Saúde da Família Gilton Rezende, no conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, às 8 horas.
O público alvo da campanha são crianças menores de cinco anos. A meta em Sergipe é vacinar 164.852 crianças, o que corresponde a 95% da população infantil nesta faixa etária, que é de 173.529. Para a realização da campanha foram disponibilizadas 260 mil doses pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos, já mobilizou toda a estrutura da Secretaria da Saúde (SES) para que o Estado consiga imunizar essas crianças. “Em parceria com os municípios, disponibilizamos três mil profissionais de saúde e de outras áreas. A população tambémmtem que se conscientizar e colaborar, levando as crianças até às unidades de vacinação", alerta o secretário estadual.
A gerente do programa estadual de Imunização explica que a vacina é rápida. "Não há desculpa. É apenas uma gotinha na boca da criança. Lembrando que a criança com febre ou vômito só deve ser vacinada depois que estiver melhor. Aí, sim, os pais devem levar a criança ao posto de saúde mais próximo”, explica Sândala Teles.
Histórico
Nos últimos quatro anos, Sergipe superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2008 e 2009 foram vacinadas 99% das crianças. Em 2010 o percentual de imunização chegou a 96,6% e em 2011, 100% do público alvo recebeu a gotinha contra a paralisia infantil.
Poliomielite
A estratégia da campanha de vacinação tem por objetivo manter o vírus da paralisia infantil, o Poliovírus, longe de circulação. Há 23 anos não se registra nenhum caso de poliomielite no país.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
