3,5 mil empresas sergipanas poderão ser canceladas por não pagar ICMS
Prazo para regularização de débitos expira no próximo dia 31 Cotidiano 19/12/2012 14h30Por Adriana Meneses *
A partir de janeiro próximo, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) deve cancelar o cadastro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de aproximadamente 3,5 mil empresas sergipanas que estão com omissão de declaração (DIC ou EFD) e sem recolhimento de ICMS por período superior a um ano, como dispõe o Inciso II, do Artigo 165 do RICMS/SE.
De acordo com informações do assessor de comunicação da Sefaz, Helber Andrade, os contribuintes que se encontram cancelados no cadastro não estão dispensados das obrigações fiscais e estão sujeitos ao recolhimento antecipado do ICMS nos Postos Fiscais de divisa, quando da aquisição de mercadorias em outros estados.
Ainda de acordo com Helber, a Sefaz ainda não sabe precisar quantas empresas estão ativas ou inativas dentro do número apresentado para cancelamento do ICMS, nem o prejuízo causado aos cofres do Estado com o não pagamento do imposto.
“Os comerciantes varejistas têm como obrigação repassar a porcentagem do ICMS dentro dos valores das vendas. Quando isso não acontece, fazemos um acompanhamento e uma auditoria para identificar essas empresas devedoras e tentar solucionar o problema”, disse.
Helber lembra que as empresas devedoras terão até o próximo dia 31 para se regularizar, sanando as pendências existentes e evitando a penalidade. Vale ressaltar que os contribuintes devedores ficam impossibilitados de solicitar certidões negativas e autorização para emissão de notas fiscais, assim como não podem transacionar com órgãos públicos, bancos oficiais e participar de licitações.
*com informações da Sefaz
Foto: divulgação

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
