Atheneu lança DVD com 7 mil páginas de documentos digitalizados
Cotidiano 31/10/2012 10h28Por Elisângela Valença
O Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas) lançou, na manhã de hoje, um DVD com sete mil páginas de documentos do Colégio Atheneu digitalizados. São atas, boletins, entre inúmeros tipos de documentos que registram e contam a História de Sergipe através da escola e de ex-alunos.
São mais de cem mil páginas de documentos e noventa mil já estão catalogadas. “Como não tínhamos verba suficiente para todos estes documentos, priorizamos aqueles que estavam mais deteriorados. São informações que não podem se perder por conta do tempo”, disse a coordenadora do Cemas, professora Eva Maria Siqueira Alves (foto).
Foram produzidas duzentas cópias deste DVD, que trazem documentos que datam de 1848, e serão distribuídas em instituições de ensino e pesquisa. Todo este processo contou com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Nosso trabalho de preservação não pode parar por aqui. Ainda temos muito material que precisa ser preservado. Conclamamos a sociedade, instituições, empresas, personalidades que estudaram aqui que se sensibilizem e invistam neste trabalho de preservação”, disse a professora.
O Cemas foi criado em 2005, com o objetivo de organizar a documentação histórica do Colégio Atheneu. A escola hoje possui 1.200 alunos matriculados, sendo 1.070 em período integral (manhã e tarde) e 130 alunos à noite. Segundo o diretor do colégio, Ginaldo Freitas, o destaque da escola é o projeto pedagógico. “Nós temos iniciação científica, arte e cultura, entre outras atividades dentro da grade curricular. Não é atividade extra”, disse o diretor.
Segundo ele, que dirige a escola há cinco anos, o Atheneu vem evoluindo não só em número de aprovação de vestibulares, mas em cidadania. “Nós já vínhamos com uma boa taxa de aprovação independente das cotas. Hoje, você não vê pichações na escola, não temos problemas com badernas, brigas. Você não vê alunos do Atheneu por aí, à toa pelas ruas”, disse. “O Atheneu continua mantendo-se como referencial em educação pública no Estado”, afirmou.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
