STF suspende inscrição de Sergipe em cadastro de inadimplentes
Brasil e Mundo 14/01/2015 09h50

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu os efeitos da inscrição do Estado de Sergipe como inadimplente nos cadastros do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), efetivado em razão de irregularidades na execução financeira de convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria de Estado de Inclusão Social, Assistência e do Desenvolvimento Social. A decisão foi tomada na análise de pedido de liminar na Ação Cível Originária (ACO) 2592.

O Estado de Sergipe questionou sua inscrição como inadimplente e alegou que, embora as irregularidades apontadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social tivessem sido cometidas pela Cáritas Brasileira Nordeste 3 – entidade executora do convênio –, foi inscrito no cadastro sem a prévia instauração de tomada de contas especial para a apuração dos responsáveis pelos prejuízos causados ao erário.

Tomada de contas

Em sua decisão, o presidente do STF afirmou que a jurisprudência da Corte tem reconhecido a necessidade de observância do princípio do devido processo legal para inscrição de entes federados nos cadastros federais de inadimplência, “tendo em vista os sérios gravames sofridos resultantes de sua efetivação”.

O ministro frisou que não existe nos autos evidência de que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome tenha deflagrado a instauração de processo de tomada de contas especial para a apuração da responsabilidade dos executores efetivamente responsáveis pelos recursos do convênio. “A inscrição do Estado de Sergipe nos cadastros federais de inadimplência, pouco depois de sua notificação para que sanasse as irregularidades detectadas, parece ir de encontro ao postulado constitucional do devido processo legal”, destacou.

A urgência na concessão da medida liminar é evidente, explicou o ministro, uma vez que a inscrição da inadimplência do estado  em cadastros federais representa obstáculo ao repasse de recursos relativos aos convênios já pactuados e impede que sejam celebrados novos convênios, acordos de cooperação e operações de crédito com a União e organismos internacionais.

Assim, o ministro deferiu o pedido de liminar para suspender os efeitos da inscrição de Sergipe nos cadastros CADIN/CAUC/SIAFI, “exclusivamente em razão de irregularidades referentes à execução do Convênio SIAFI 601052”.,

Fonte: STF

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP