Inmetro traz dicas para compra de presentes para as crianças
Brasil e Mundo 11/10/2014 08h11

O Dia das Crianças já bate à porta. Shoppings estão mais cheios, o comércio está em momento de alta, mas será que os produtos que seus filhos querem são indicados para eles? O chefe da Divisão de Regulação Térmica e Programas de Avaliação da Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Leonardo Rocha traz dicas básicas de grande relevância para a escolha certa e segura do presente ideal.

Você sabia que o local de compra de um presente pode pôr a segurança de seu filho em risco? O especialista do Inmetro, Leonardo Rocha comentou que no ato da compra, as pessoas devem checar a presença do selo do Instituto, pois o mesmo prova que o produto é seguro.

"Basicamente, é importante que o consumidor observe a presença do selo do Inmetro no produto, pois a presença desse selo significa que o produto passou por testes de laboratório que comprovaram que o mesmo atende aos requisitos mínimos de segurança", assegurou Leonardo, que completou: "A gente sabe que há a possibilidade de produtos contrafeitos, então é muito importante que os pais prefiram estabelecimentos e lojas que são legais, evitando assim o mercado paralelo", disse.

De acordo com Leonardo, qualidade e preço não estão interligados. "Quando se trata de produto regulamentado, ao estabelecermos requisitos mínimos para os produtos, a gente não entende que produtos mais caros são melhores e mais baratos, piores. Na verdade, ambos atendendo a regulamentação são apropriados e seguros. O que vai variar o preço talvez seja outros critérios que são ligados a questões de mercado", declarou.

Segundo o especialista, a classificação etária do objeto também precisa ser verificada pelo consumidor, para que seja feita a escolha mais apropriada. "Primeiramente, os pais não devem presentear a criança com brinquedos com a faixa etária que não seja indicada para a criança. A recomendação é para que os pais observem a questão da restrição da faixa etária, principalmente para pais que tem mais de um filho. Os pais precisam ficar atentos para que as crianças não utilizem brinquedos que não sejam para elas", explicou Leonardo.

O Inmetro faz testes para assegurar a segurança dos produtos, que devem obter um nível de aceitação básica. O Instituto não realiza em seus testes verificações da qualidade de produtos, que podem ou noção influenciar no preço oferecido para o consumidor "Inmetro dá o selo a um produto seguro. Mas nada impede que um ou outro tenha algum componente que o torne melhor. O Instituto atesta os produtos que possuem os requisitos mínimos, mas não atesta qualidade", finaliza o especialista.

Fonte: SRZD

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP