Conselho de Arquitetura e Urbanismo elegerá representantes
Voto é obrigatório para arquitetos e urbanistas
Brasil e Mundo 03/11/2014 16h18

Nesta quarta-feira (05), os arquitetos e urbanistas brasileiros vão escolher seus representantes para o CAU/BR e os CAU/UF.  A votação acontece da 0h às 23h59  (horário oficial de Brasília), exclusivamente via internet pelo site www.votaarquitetoeurbanista.com.br. O eleitor deve, portanto, se atentar às diferenças de fuso horário e de horário de verão da localidade onde mora.

O voto é obrigatório para todos os profissionais registrados no CAU e com menos de 70 anos, conforme determina o artigo 19 da Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Quem não puder votar deverá justificar sua abstenção no SICCAU até 90 dias a contar da data das eleições, sob pena de pagar uma multa equivalente ao valor de uma anuidade – R$ 413,21 – conforme determina o parágrafo único do artigo 49 da Resolução Nº 81 do CAU/BR.

O acesso ao painel de votação se dará por meio de login e senha do SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU). Para garantir a segurança do processo eleitoral, a partir do dia 3 de novembro, o SICCAU não permitirá mais mudanças de qualquer dado.  Assim, caso no dia da votação o profissional não tenha acesso à senha, o site www.votaarquitetoeurbanista.com.br fornecerá uma nova,  que somente será utilizada para a votação, ou seja, será provisória. Mas atenção: essa nova senha será enviada para o telefone ou e-mail cadastrado no SICCAU. Por isso, é importante manter os dados atualizados no SICCAU.

No mesmo dia, ocorrerá a eleição dos representantes (titular e suplente) das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo, que vão compor o plenário do CAU/BR. Porém, nesta eleição só votam os delegados das instituições previamente cadastrados.

Entenda a votação

O regimento eleitoral, aprovado na 31ª Reunião Plenária do CAU/BR, estabelece o calendário e as regras para a escolha dos conselheiros federais e estaduais (mais seus suplentes) para o mandato 2015-2017. No dia da votação, 5 de novembro, os profissionais devem votar em uma chapa composta por um conselheiro federal e conselheiros estaduais, e respectivos suplentes, cujo número depende do colégio de profissionais do estado. Para conhecer as chapas, propostas, fotos e currículos dos candidatos, o profissional deve entrar no site do CAU de seu Estado.

A chapa que obtiver maior quantidade de votos elege o conselheiro federal que representará o estado no Plenário do CAU/BR. Já o plenário do CAU estadual será formado pelos conselheiros estaduais em número proporcional aos votos de cada uma das chapas concorrentes. Ou seja, se em um estado três chapas concorrem, aquela com a maior quantidade de votos terá o maior número de cadeiras no plenário estadual, que será completado com nomes da demais chapas, na proporção dos votos de cada uma.

 Os presidentes dos CAU dos estados e do DF serão eleitos pelos próprios conselheiros estaduais na primeira reunião plenária de janeiro. Da mesma forma acontece com o a eleição do presidente do CAU/BR: conselheiros federais elegem entre si o presidente.

No total, 42 chapas participam do pleito. O número total de candidatos inscritos (titulares e suplentes) é de 1.220, sendo 54 para conselheiros federais. Três chapas concorrem em dois Estados (GO e SP); duas chapas em 11 estados (AM, MS, PE, RJ, RS, SC,  MG, SE, TO, PB e RO); e apenas uma chapa em 13 estados (AC, AL, AP, BA, CE, ES, MA, MT, PA, PI, RN, RR e PR) e no DF.   Em paralelo, ocorrerá também a eleição para os representantes das instituições de ensino de arquitetura e urbanismo junto ao CAU/BR. 

Em caso de dúvidas antes e depois das eleições, ligue para 0800 883 0113. No dia das eleições, o canal para sanar dúvidas é 0800 7260803. 

 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP